Por que astrologia?

Tuesday, June 10, 2014

Começamos falando sobre Gêmeos, para não perder o timing, já que tínhamos acabado de entrar no signo <3 

Mas, na real, antes de começarmos a falar sobre mil esoterismos toda terça-feira, eu quero contar para vocês sobre como conheci a astrologia, o que me atrai nela e desmistificar um pouco algumas coisas sobre o assunto. Enfim, por que astrologia?

1. Autoconhecimento

Quando alguém me fala sobre astrologia, a primeira palavra que associo é: Autoconhecimento. Foi o que me motivou a estudar astrologia, quando vi nela uma forma de compreender o que se passava dentro de mim, o que obviamente é coisa dessa lua em leão, um mapa de como o céu estava quando você nasceu é um mapa do seu interior.

2. Compreensão do outro

Outra coisa que me atraiu muito em astrologia foi a possibilidade de conhecer o outro, mais do que isso, compreendê-lo. Sempre digo que conhecendo os signos aprendi a perdoar. Como julgar aquele amigo de terra que tem uma dificuldade danada de falar sobre os próprios sentimentos? E dá para exigir que os arianos, de alguma forma, se comportem? E esse povo de ar que fica indo e vindo, nossa, como lidar? 

Bom, aceitando né? Que as pessoas tem motivações diferentes, prioridades diferentes e que reagem de maneiras muito diferentes. Isso parece um conceito meio óbvio, que não deveria precisar de astrologia. Mas a verdade é que aceitar é algo muito mais fácil de fazer quando se conhece. O conhecimento é libertador.

3. Pertencimento

Pense bem, somos todos feitos do mesmo pó. Há algo em comum em todos os seres. Todos. 

Ora, como pode a lua influenciar as marés, os pássaros sentirem o tempo mudando, os cachorros e gatos tão sensitivos e nós: Nada? Simplesmente o ser humano determinou que ele é o único componente do universo que independe dele.

É muito difícil que alguém comece a se envolver com uma área esotérica e não se envolva com outras. Astrologia, tarot, wicca, cristais, meditações, são mil e um estudos que podem ser feitos e todos eles carregam algo em comum: A crença de que pertencemos ao universo. Não só o habitamos, somos parte dele.

Sempre me incomodou muito essa visão do homem como um ser tão poderoso que é o único senhor do próprio destino. Eu gosto muito de pensar a terra como um organismo orgânico e se dar conta disso é permitir que ela faça mais parte de nós, bem como nós fazemos mais parte dela. Essa sensação de, por algum motivo, estar conectado com tudo o que existe é incrível.

4. O Primeiro passo é reconhecer

Muita gente pensa que astrologia é uma sentença. Não é. Ao contrário disso, o autoconhecimento que citei lá no começo nos dá a possibilidade de desafiar-nos. Só conseguimos ultrapassar nossos limites a partir do momento em que tomamos consciência dele. 

Se nosso mapa astral nos diz que temos tendência a sermos mais agressivos, indecisos, possessivos, compulsivos ou o que quer que seja, não é para dizermos "ah, ok", é para prestarmos atenção a esse nosso comportamento e, por nossa conta, notarmos quando ele se manifesta. Aí então podemos decidir o que fazer com ele, de acordo com o que sentimos, queremos e precisamos.

Os astros nos apontam tendências. Inclinações, motivações. Não somos escravos deles. Pertencemos ao universo assim como ele nos pertence, lembram? Por isso, podemos sim harmonicamente entrar em consensos, sobre quem está precisando falar mais alto, dependendo da situação.

5. Ciência

Não vou ficar aqui horas discutindo se astrologia é ciência ou crença ou etc. Até porque ainda nem tenho conhecimento suficiente para tal. Mas o fato é que é um dos estudos mais antigos do planeta. Em diversas eras, diversos povos estudaram astrologia. Os deuses mudaram, mas a astrologia permaneceu. Isso é, no mínimo, prova de que merece nossa atenção.

















Bom, esses foram os cinco motivos que me levaram a me interessar por astrologia. Agora eu queria esclarecer alguns mitos (gente me desculpem pelo tamanho dessa postagem, juro que na minha cabeça não estava grande assim hahaha).

Primeiramente, você não é só o seu signo solar. O que conhecemos por signo é apenas uma parte, somos influenciados por todo o nosso mapa astral. Os signos, as casas, enfim tudo o que o compõe.

Em segundo lugar, astrologia não é sobre caráter. É sobre tendências, desejos, facilidades e dificuldades, personalidades, instintos e milhares de outras coisas que não incluem o quão boa ou ruim uma pessoa é. Não existe um signo de gente falsa e um signo de gente honesta. É muito desonesto tentar qualificar as pessoas assim, com base em seu mapa astral.

Eu, particularmente, detesto o chamado "bullying astrológico" hahaha porque acho que simplifica, estereotipa e acaba afastando muita gente da astrologia. Porque, afinal, que escorpiano vai falar "hmmm deve ser muito legal essa ciência que diz que sou falso e vingativo". É preciso reconhecer as pessoas e suas nuances. Ir além dessa simplificação das coisas.

É possível fazer uma previsão? É. Previsões nada mais são do que análises. Do seu mapa astral, do movimento dos astros, etc. Mas, novamente, os astros não são senhores que nos mandam. Eles influem diretamente em nossas vidas sim, mas o que fazemos com essas influências, cabe a nós, ao nosso meio, etc.

Astrologia do jornal dificilmente é astrologia. Não tem muito o que desenvolver nessa frase, é só isso mesmo.

Por fim, seu mapa astral é uma parte da sua personalidade, não toda ela. Não é conhecendo astrologia que você passa a se reconhecer por inteiro. Pelo contrário, quando comecei a fazer curso de astrologia, minha professora recomendou buscar uma terapia para acompanhar, porque entrando em contato com nosso lado tão profundo é normal que não saibamos lidar com isso. 

Precisamos de ajuda para reconhecer os momentos da nossa vida que acentuaram determinados comportamentos, nossas histórias, experiências, traumas, nosso meio e até mesmo nossa herança genética. Nós somos um bocado de coisas.

Sem pressa

Acho que isso é basicamente o que eu queria dizer para vocês antes de começar a trazer esoterismo toda semana aqui. É bom para a gente se despir de preconceito um pouco e entender que tudo isso não se aprende da noite para o dia, é com calma, com experiência e com muito estudo, que a gente vai se aprofundando. 

Eu ainda estou dando os primeiros passinhos e pretendo compartilhá-los com vocês. Me contem de vocês também, conhecem astrologia? Gostam? Por que se interessaram? Vamos trocar uma ideia ;)

Beijos, amores!

You Might Also Like

1 comments

  1. Primeiramente: Paulinha linda e texto maravilhoso.

    Em segundo, eu confesso que desde cedo fui influenciado a achar astrologia uma besteira, mas depois que comecei a ler sobre o assunto e estudar um pouquinho - bem inho mesmo - disso quando eu paguei geologia esse semestre, acabei me interessando mais. O problema é que aparentemente é uma gama de coisas TÃO grande que eu nem sei por onde começar. O que você indica, Paula? Para um iniciante-amador-ignorante-no-assunto como eu. hahahaha

    ReplyDelete

Like us on Facebook

D.I.Y

Flickr Images

Subscribe