Bolo de fubá com queijo

Saturday, June 21, 2014

Hoje é, oficialmente, o primeiro dia do inverno e eu acho que devemos honrá-lo com uma receita assim, bem com cara de casa de vó, que foi, por sinal, o local de produção dessa. Bom primeiramente quero avisar que essa foi uma receita que deu errado. Sim, deu errado hahaha. Mas ficou tão boa que achei que deveria compartilhá-la com vocês.

Fomos todas para a casa da minha avó, eu, minha filha, minha mãe e duas tias maravilhosas. Decidi tentar fazer o bombocado de fubá - que lembro que mamis fazia muito quando eu era pequena, mas por algum motivo, atualmente não temos acertado - hahaha ou seja, era para o queijo ficar dividido, formar duas camadinhas. Mas não aconteceu. De qualquer forma, ficou gostoso, diferente e comemos bem felizes.

A receita não é vegana e vai bastante açúcar. A única vantagem é não utilizar trigo :)

Vamos lá. Primeiramente ligue o forno a 200°C. Aviso agora porque, quando eu não cozinhava muito, detestava chegar no final das receitas e descobrir que era para ter ligado o forno. Aliás, que lance é esse de falar "pré-aquecido", minha gente, ou uma coisa é aquecida ou não é aquecida!

Mas enfim, prosseguindo.

ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 copo de fubá
  • 2 pacotinhos de queijo ralado
  • 1 garrafinha de leite de coco
  • 1 colher e meia de sopa de margarina
  • 1 caixinha de leite condensado
  • ½ xícara de açúcar (ou até menos)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo

modo de preparo

Bata tudo no liquidificador. Hahahaha sim, minha gente é assim que se prepara esse bolo: você joga tudo dentro do liquidificador e liga ele. 

Antes, uma de minhas tias me aconselhou a untar a forma não só com óleo e farinha, mas com um pouquinho de canela. Eu obviamente amei a ideia (já contei para vocês que coloco canela em tudo?) e untei a forma assim. 

Como disse, algo deu errado, acho que pressionei muito psicologicamente a massa para ela dar certo ou devo estar apaixonada haha. Mas a boa notícia é: Mesmo não dando certo, dá certo.

A massa ficou bem mole no liquidificador, dica de minha outra tia, que foi quem me passou a receita. Coloque no forno durante 40 minutos, tem que ficar bem douradinho em cima.


























Tcharã! O resultado foi um bolo cremoso muito saboroso, minha avó passou um cafézinho para completar. Talvez o de vocês dê mais certo, daí vocês me contam como é a sensação hahaha

Bom primeiro dia de inverno para vocês, amores. Beijos!

You Might Also Like

0 comments

Like us on Facebook

D.I.Y

Flickr Images

Subscribe