As Regras do Garimpo!

Wednesday, May 28, 2014


É, eu tenho esse talento: achar mil coisas lindas e baratas no meio do caos que são bazares, 1,99, brechós, briques... Mas na real isso é totalmente aprendível! Eu desenvolvi esse olhar por necessidade ($) mas mesmo que hoje eu possa comprar coisas lindas por um preço maior do lado de casa, eu prefiro guardar essa grana e usar uma tarde pra procurar várias coisas. Ta certo que parte de mim AMA fazer isso, outra parte quer trabalhar com isso, mas mais importante, é bom muito bom pensarmos nosso consumo, não acham? Coisas que vemos em lojas de decoração geralmente tem a mesma qualidade e vem do mesmo lugar que os produtos de atacados do centrão da cidade. Eu particularmente me sinto enganada por isso. Contamos o fato do conforto das coisas estarem bem ali e numa loja muito mais organizada e selecionada, mas mesmo assim, eu acho os preços absurdos. E os preços altos ainda aumentam mais nossa motivação em torno dessas coisas: se elas são tão cara, é porque são muito boas.
Eu acho uma lavagem cerebral total e mais ainda surpreendente que a gente pode sim ter essas coisas por um preço muito menor. Muito MUITO menor.
Então eu vou estar ensinando aqui à vocês COMO garimpar, vou trazer garimpos que não usarei pra revender por um preço justo (a pagar meu trabalho e tempo), e vou dar dicas de lugares que fui que tem coisas legais à venda! Porque eu acho que é assim mesmo: temos que passar a informação, que assim quebramos esses sistemas!

Pois bem, ontem fui num bazar que fica na Oswaldo Aranha com a Felipe Camarão, dica da minha amiga Marcely, e comprei vários tapetinhos aqui pra casa, e umas outras miúdezas.
Tapetinhos pro banheiro(R$ 7,90 cada), pro quarto (R$ 11,90) e a Lola, a gata modela intrometida!

Tapete pra cozinha (R$ 11,90) e aqueles lenços fake modeláveis (R$ 6,00) que to afim de fazer e colocar o D.I.Y aqui!

Caderneta (R$ 2,90) e pacote de post-its (R$ 3,00)

Regras do Garimpo

No caminho, fiquei pensando: levei mais de uma hora pra selecionar essas coisas, quais seriam meus critérios? O que me fez bolar as Regras do Garimpo! Vem comigo:


  1. Leve o tempo necessário: Não adianta querer garimpar rápido. Isso não existe. Você não vai encontrar NADA em 10 min olhando as coisas por cima, então tenha TEMPO para fazer isso.
  2. Mexa nas coisas: Olhar por cima não funciona. Mexam nas coisas, olhem nos produtos atrás dos expostos, porque as pessoas escondem os melhores. Verdade, elas sempre acham que vão voltar pra buscar e nunca vem. Além disso, nem sempre estão expostas coisas mais interessantes, e se tratando de brechós, apenas mexendo e revirando as coisas que achamos itens bons. Passe cabide por cabide, mergulhe nos balaios, não tenha medo de pedir aquelas coisas que meio que parecem legais nas prateleiras de cima ou do balcão!
  3. Não tenha critérios para procurar: O que for mais necessário pra você só deve ser pensando na hora de pagar. Antes, olhe tudo. TUDO. Vá na área masculina, infantil, mexa nas roupas GG ou PP, olhe na seção de cozinha mesmo que você nem precise. É assim que achamos produtos diferentes e podemos também transformar aquela tigela colorida num porta-jóias ou aquela caneca fofa num porta-lápis.
  4. Mais por Menos: Seja avarenta mesmo. Faça o calculo: posso levar 3 itens ou 4 itens pelo mesmo preço? Porque as vezes certas comprar nesses lugares só valem pela quantidade. Isso também ajuda na hora de selecionar o que você vai levar realmente.
  5. Selecione: Depois de toda a loucura de achar várias coisas, vamos à seleção. Veja o que você precisa agora e o que pode deixar pra depois. Analise os preços e a qualidade dos produtos. Coisa de baixa qualidade e de semi qualidade mas que vem muitos (tipo, borrachinha de cabelo) melhor levar 2 de baixa qualidade, porque sim, elas vão arrebentar e você vai precisar voltar e comprar mais. Agora algo que necessita maior durabilidade, como almofadas, você pode atentar à qualidade, mas apenas se o valor do outro item melhor não tão mais caro.
  6. Confie nos seus instintos: As vezes a gente gasta horas numa loja e na hora de selecionar... Hm sei não. Acredite nisso. Porque as vezes realmente não vale à pena levar as coisas naquela hora e talvez seja melhor circular em outros lugares antes. Se ficar com medo de perder seus produtos, peça pra guardarem suas compras, invente que tem que ir no banco. Mas volte! Mesmo se não quiser, volte e avise as vendedoras que não vai poder levar, porque acreditem: elas sempre lembram da gente, ainda mais se você começar a fazer com frequência ;)

São essas as dicas! Eu acho que ainda aprimorarei ainda mais elas, e quando tiver novas ideias, estarei postando aqui. Vocês tem algumas regrinhas pessoas na hora de garimpar? E pra quem quer começar, acharam útil?

Espero que gostem, belezinhas! Um beijão!

You Might Also Like

0 comments

Like us on Facebook

D.I.Y

Flickr Images

Subscribe