D.I.Y: Sabonetes de cravo e canela

Thursday, May 29, 2014

Oi meus amores! Bom, finalmente eu resolvi aparecer aqui pelo blog também. A apresentação já foi feita pela Isa, lá na primeira postagem, mas vou ressaltar aqui: Meu nome é Paula, sou jornalista, mãe e estudo astrologia. Quinta-feira é dia de D.I.Y aqui no Ametista, então eu trouxe um passo a passo de uns sabonetinhos bem fáceis de se fazer e que ficam lindos. Vamos ver?



Eu sou louca por cheirinhos. Estou sempre fazendo sabonetinhos, perfuminhos para a gaveta, a casa etc. A receita desses sabonetes é basicamente a mesma em todos. O que vai mudar, para cada um deles é a essência e os orgânicos utilizados. O que eu usei para a confecção desses foi:
  • Base de glicerina
  • Óleo essencial de canela
  • Canela em pau
  • Cravos
  • Açafrão
Eu compro o sabonete base já em quantidade, nas lojas que vendem produtos específicos para a fabricação de sabonetes mesmo, acho que assim sai mais em conta, principalmente para quem, como eu, faz bastante.

COMO FAZER

  • Derreta a base de glicerina em banho maria. Eu, particularmente, gosto de fazer tudo em fogo baixo. Pode ser que seja mania, mas parece que quanto maior o tempo de preparo, com mais calma e cuidado vou preparando as coisas, melhores elas ficam.
  • Adicione a essência de canela. Essências são deliciosas, sim. Mas são muito caras e não deixa de ser um produto industrializado. Por isso uso bem pouco. Só o suficiente para tirar o cheiro forte da glicerina mesmo. Os orgânicos também costumam se encarregar de dar um aroma especial.
  • Desligue o fogo e coloque os orgânicos. A melhor parte de todas. Desligue o fogo que é hora de pegar a canela em pau e cortar em tirinhas, separar os cravos que estão intactos com seus miolinhos e juntar todos na "massa". Há quem prefira colocar depois, nas forminhas. Para que eles fiquem mais iguais. Eu já gosto de misturar tudo na panela mesmo, curto essa aparência mais artesanal mesmo.
  • Colorir. Por sorte - sim, sorte - eu estava sem corante na minha casa nesse dia. Sempre prefiro assim, porque a gente mistura o que tem e pode gerar uma surpresa boa. No caso, resolvi ir de açafrão e o resultado foi, misteriosamente, esse vermelho maravilhoso.
  • Enforme e deixe esfriar. Prontinho! Agora é só jogar a massa em forminhas e esperar que ela esfrie, te dando lindos sabonetinhos. Em lojas especializadas você encontra tudo quanto é tipo de forma. Mas não se preocupe com isso não, as de fazer pão de queijo da sua avó funcionam do mesmo jeito.
Eu me apaixonei pelo resultado do sabonete. Achei lindo e o cheirinho de canela que fica pela casa - e, futuramente, nas nossas mãos - é um dos meus preferidos. 

Como eu disse, o modo de preparo dos sabonetes quase sempre é o mesmo, então minha intenção é nos próximos D.I.Y relacionados a cheirinhos, trazer para vocês as propriedades de cada um dos elementos orgânicos que usamos (no caso dessa receita, cravo, canela e açafrão), para entendermos a carga energética e a funcionalidade de cada um dos aromas que colocamos na nossa vida.

Vocês gostaram? Quem for tentar em casa não esquece de vir aqui contar o resultado, tá bom? Sábado eu volto aqui no Ametista para a gente conversar mais um pouco. Beijos para vocês!



You Might Also Like

2 comments

  1. continuem com o blog, por favor. Amei isso, muito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fandy, continuaremos sim! Obrigada pelo feedback e continue visitando :)

      Delete

Like us on Facebook

D.I.Y

Flickr Images

Subscribe