5 álbuns para se ouvir no inverno

Thursday, June 19, 2014

Quantos graus você está esperando para as próximas madrugadas? Eu sem que o inverno está brincando com a gente esse ano, mas acho que pela frente vêm dias de poucos graus. Bem poucos. Convenhamos, já passou da hora de começarmos a falar de música de frio.


Antes deixo avisado que talvez eu tenha uma tendência a ver o inverno de maneira melancólica, o que obviamente influi na seleção musical que faço para ele. Mas os comentários estão aí abertos para vocês dizerem o que pensam e darem suas próprias sugestões, mostrando a visão de vocês sobre o inverno.

Vamos lá?

1. CAT POWER - YOU ARE FREE


Qualquer pessoa que me conheça minimamente saberia que a minha primeira indicação seria Cat Power. Inevitável. Cat Power é minha música oficial de inverno. Começou a esfriar e ela entra na playlist. Entretanto, a escolha do álbum pode ser meio polêmica. Sim, claro, pensei em recomendar The Greatest (que realmente é maravilhoso, ouçam), mas You Are Free tem um lugarzinho especial no meu coração, porque foi o primeiro álbum que ouvi dela e por um motivo muito forte chamado Good Woman, meu single favorito. Tão profundo e tão leve ao mesmo tempo que, olha, não tem como não pensar em um ventinho de inverno. Para ouvir esse álbum, clique aqui.

2. CAETANO VELOSO - TRANSA


































Existem dois grupos de pessoas: As que amam Caetano e as que detestam. Eu faço parte do primeiro grupo. E esse trabalho, como bem diz o título, é uma transa. O álbum todinho é uma transa lenta (e no inverno). Comecei conhecendo Mora na Filosofia, que acho que ele escreveu para as pessoas de ar ou para as sagitarianas hahaha, e já apaixonei. Depois, me chegou You Don't Know Me e, por fim, com o conjunto da obra, eu o elegi um dos meus álbuns preferidos do Caetano. Não me canso. Deliciem-se aqui.

3. GRAMATIK - STREET BANGERZ VOL.2


































É bom em qualquer época do ano, é verdade. Mas minha gente, como ignorar a existência de Lonely & Cold? Se isso não diz que esse álbum maravilhoso pertence ao inverno, não sei o que diz. Just Jasmmin também é uma das minhas preferidas e tem essa vibe fria e eu adoro Smooth While Raw, que é a parte quente de um inverno hahaha. E, olha, Gramatik foi uma das melhores descobertas musicais da minha vida (coladinho com Chinese Man). Esse álbum todo, que vocês escutam aqui, é uma obra-prima.

4. RAIMUNDO FAGNER E ZECA BALEIRO - O SHOW


































Eu estou aqui para que mesmo? Exatamente, para ser julgada. Eu amo Fagner, amo. Não existe melhor maneira de sofrer do que com Fagner. E aí ele se juntou com outra grande paixão, Zeca Baleiro. Ah minha gente, esse álbum é demais. Eu sempre achei Flor da Pele a música mais dolorida do mundo, quando conheci essa versão com Revelação, gente, acho que nunca mais tive problemas com fim de relacionamento. Bastava chorar ridiculamente uns dias seguidos com essa música e uma bebida barata, que pronto, esvazia-se todo o sofrimento de uma só vez hahaha. São tantos os destaques desse álbum, que nem sei por onde começar. Babylon é uma das minhas músicas preferidas na vida - e tem aquela vibe frio - assim como, ironicamente, Dezembros. Abra seu coração e ouça aqui.

5. Nina Simone - I Put A Spell On You


































A cara mais quente que o inverno pode ter. O single que dá título ao álbum, I Put A Spell On You e a deliciosa Feeling Good nos descem pelos ouvidos como uma taça de vinho quente desce no estômago. A música de Nina é de inverno porque nos aquece lentamente, por dentro, aquele calor mais de fumaça e brasa, do que do fogo em si. Ascendam a lareira aqui

E aí, o que acharam? Sempre corro o risco de ser ridiculamente eclética nessas listas musicais, mas é o meu jeitinho hahaha. Contem para nós o que vocês ouvem no inverno também! Vamos trocar indicações gostosas! Beijos.

You Might Also Like

0 comments

Like us on Facebook

D.I.Y

Flickr Images

Subscribe